Dúvidas Frequentes

O que é a Avaliação de Bens?

Stacks Image 143
A avaliação de bens é a análise técnica, realizada por engenheiro de avaliações, para determinar o valor de um bem, de seus custos, frutos e direitos, assim como determinar indicadores da viabilidade de sua utilização econômica, para uma determinada finalidade, situação e data.

Quais profissionais estão aptos a avaliar imóveis?

Inicialmente somente engenheiros, arquitetos ou pessoas nomeadas por um juiz estavam aptas a avaliar, porém, recentemente foi atribuído aos corretores de imóveis, através da Resolução no. 1.066/2007 do Cofeci, a competência na elaboração de Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica, devido a sua experiência prática e vivência diária no mercado imobiliário.
Stacks Image 150

Quais as normas que o avaliador deve respeitar?

Stacks Image 170
O profissional deverá ao desempenhar seu papel como assistente técnico, perito judicial, ou mesmo, ao emitir pareceres técnicos, agir sempre de acordo com a Resolução no. 1.066/2007 do Cofeci, bem como, as Normas técnicas da ABNT NBR/14.653.

Como é feita a avaliação?

No Método Comparativo Direto de Dados de Mercado, é realizada uma vistoria no imóvel avaliando, bem como de seu entorno, aonde é analisada todas as características do imóvel, seu uso e suas condições. É levada em consideração a infra-estrutura do local, vocação da região, bem como o percentual de aproveitamento do imóvel em relação ao seu uso e zoneamento.

É feita também uma análise de toda a documentação (matrícula, escritura e certidões pessoais), afim de se determinar se o imóvel encontra-se regular junto aos órgãos públicos, se possui penhoras, passivo ambiental, alienações ou cláusulas restritivas.

Posteriormente, é feito um levantamento de amostras de imóveis semelhantes na região, aonde esses dados passam por um tratamento através do uso de técnicas de homogeneização.

Esses dados, então, são tabulados e aplicado fórmulas estatísticas, afim de se terminar o valor exato do imóvel avaliando.

O laudo deverá conter toda a documentação em anexo, vistoria com fotos (inclusive das amostras), bem como, a fonte de todas as informações obtidas.
Stacks Image 177